Saw
Após matá-lo, pegue a chave que está no corpo e entre pela porta atrás de você. Fique atento aos cacos de vidro e, ao passar pela porta seguinte, aperte rapidamente o botão que aparecer na tela para evitar uma armadilha. Pegue um item de cura na cadeira de rodas e entre na sala à esquerda. Pegue o objeto que está na prateleira à esquerda, saia da sala e aproxime-se da porta à esquerda. Você deverá resolver um puzzle. As peças mudam de posição cada vez que você desativa o quebra-cabeças, portanto o detonado não pode oferecer as coordenadas exatas. Você deve combinar os símbolos de par em par em torno do círculo central, tal qual o exemplo da foto:
Siga pela porta ao lado do armário e avance pelas portas seguintes até chegar a um corredor de piso quadriculado. Atravesse por outra tábua para prosseguir e vá para a esquerda para encontrar uma plataforma. Desça pela escada de mão e encontre uma nova sala com armadilhas de Jigsaw. Em um dos gabinetes à direita há um fusível. Pegue-o e encaixe-o no painel que está na entrada da área à esquerda. Entre nesse local e veja as linhas luminosas formarem o desenho de um revólver. Procure o desenho do revólver em um dos armários e abra-o para pegar o Coupler. Uma contagem regressiva aparecerá na tela. Afaste-se o mais rápido possível da área e espere a bomba explodir. Feito isso, volte e passe pela abertura na parede para pegar alguns itens em cima da mesa.
Avance até encontrar uma nova porta à esquerda e fique atento à armadilha. Golpeie a parede para passar pela abertura e avance pelo corredor à direita para avistar um homem. Rapidamente, feche a porta à esquerda e aperte X para mover a caixa e impedir a entrada do homem. Siga para a direita e escute a gravação em cima da mesa.
Passe pela porta liberada à esquerda e entre na sala à direita. Siga pela próxima porta e veja uma nova armadilha de Jigsaw. Você terá um minuto para conseguir escapar da morte. Pegue um fusível no gabinete à direita e siga pela porta do outro lado da sala. Coloque o fusível no painel e volte à área anterior. Os televisores mostrarão os números 579. Use essa combinação para destrancar a porta à esquerda e pegue a chave.
Após a animação, entre pela porta à frente e desça pelas escadas para chegar ao andar inferior. Depois de ouvir a voz, siga pela porta que foi aberta e encontre Amanda. Você deverá salvá-la do envenenamento. Para isso, assuma o comando de uma máquina e veja quatro tubos. Os dois tubos à esquerda devem ser preenchidos com o antídoto (vermelho) e os dois à direita com a toxina (azul). As quatro peças com buracos possuem duas saídas que levam aos tubos. Antes de apertar L2 (antídoto) ou R2 (toxina), verifique previamente se as substâncias irão para o lugar certo, pois cada vez que uma peça é usada ela muda de posição. Após preencher duas vezes os tubos, a tarefa estará concluída.
Desça pelas escadas até encontrar uma área com vários televisores que exibem a imagem de Billy e escute o áudio que está na mesa à direita. Sua tarefa será salvar Jennings Foster. Siga pela porta que foi liberada e avance pelo corredor. Passe por outra porta, vá para a direita e, após o diálogo, siga pela passagem liberada. Encontre um barril com um símbolo amarelo e enfie a mão nele para pegar uma chave. Entre pelo portão à esquerda, examine o corpo para pegar alguns itens e veja uma armadilha no corredor (use o isqueiro para enxergar). Aperte X para soltar a linha e siga pela porta à frente (haverá outra armadilha).
Avance pelo corredor e veja o caminho ser bloqueado por um jato de vapor tóxico. Após ouvir Jigsaw, avance pela passagem liberada à direita e tente passar pela porta. Após a animação, você se verá preso à uma armadilha. Entre na área à esquerda e vá até o primeiro vaso sanitário da esquerda para a direita. Pegue a chave que está entre as seringas e saia pela porta que está na área anterior. Siga pela porta mais à frente e mate o homem que vier em sua direção. À esquerda você encontrará uma porta com um quebra-cabeças. Assim como da outra vez, combine os símbolos de par em par em torno do círculo central. Após passar pela porta, você encontrará o baú de Jigsaw. Pegue uma engrenagem no armário e mexa no baú para ativar outro quebra-cabeças.
Você verá alguns espaços onde é possível encaixar engrenagens. Seu objetivo é encaixá-las umas próximas às outras para fazer o conjunto funcionar. Aperte R2 para mudar o tamanho das engrenagens (pequena, média e grande) e X para colocá-las. Se você precisar retirá-las do lugar, aperte QUADRADO. pós finalizar o puzzle, pegue os itens que foram liberados e volte até a área anterior. Siga pela porta à frente e vá para a direita para chegar ao Janitor’s Office. Suba pelos degraus à esquerda, passe pelo quadro com os dizeres “The Wheel is Nearby” e chegue a um corredor. Desarme a linha da armadilha e entre na sala com a placa “Utility” à frente. Mexa no painel da área à direita para desativar a eletricidade e avance para encontrar uma válvula em cima de uma escrivaninha. Após a animação, faça o caminho de volta até o Janitor’s Office e mate os dois homens que atacarem.
Saia da sala e siga pelo caminho à esquerda. Avance pelo portão liberado à esquerda onde há uma pequena luz verde e siga pela porta à direita que necessita de uma peça. Desative a eletricidade por meio do painel e enfrente outro cara. Entre na sala à direita para pegar itens (há um puzzle de ‘círculo central’ na porta) e chegue até a área de luz vermelha. Avance pelo corredor à direita e, ao chegar à última sala, fique atento para não cair no andar inferior. Pule na plataforma, desça pela escada e siga pelo corredor à frente. Você verá uma porta que leva a uma sala com itens. Mas, para entrar, você precisa resolver outro puzzle de ‘círculo central’. Feito isso, entre na área à esquerda e prepare-se para um desafio em tempo-limite. Entre na sala à esquerda e pegue o Coupler no primeiro armário da esquerda para a direita. Volte à área anterior e acesse o painel de energia. Resolva o quebra-cabeças de ligação dos circuitos e siga pela porta liberada à direita.
Ao chegar a uma área com dois corredores, siga pelo caminho à direita e encontre um corredor bloqueado por fumaça tóxica. Coloque a válvula no orifício à direita e gire-a para avançar até o próximo local. Vá para a esquerda, suba pela escada de mão e passe pelo estreito corredor à direita. Desça por outra escada e gire mais uma válvula. Mate o homem que vier atacá-lo e entre na sala à direita para pegar um item de cura. Saia pela porta à esquerda e avance pelo caminho liberado para encontrar uma área com duas passagens e uma válvula principal. Antes de mexer nessa válvula, entre na sala à direita e pegue uma engrenagem. Gire a válvula principal e veja a fumaça tóxica da passagem à esquerda mudar de lugar. Desça pela escada de mão e mexa em outra válvula. Volte ao andar de cima e gire novamente a válvula principal.
Passe pelo corredor guiando-se pelas setas e vá para a esquerda para encontrar outra escada de mão. Desça por ela, gire mais uma válvula e volte para seguir pelo caminho liberado. Entre na sala à esquerda, mexa no painel e volte à área anterior. Avance para a esquerda e veja um estreito corredor onde há dois jatos de fumaça tóxica. Espere o momento em que cada uma delas é emitida e passe entre os intervalos. Ao chegar do outro lado, entre na sala à direita e encontre um homem com uma armadilha na cabeça. Elimine-o, pegue os itens em seu corpo e mexa no suporte à direita do painel da grande máquina. Você deverá resolver um puzzle. O objetivo é ligar todos os fragmentos dos canos que estão nos círculos. Para mudar de círculo, empurre o analógico direito para cima e para baixo. Para mover os círculos, empurre o mesmo analógico para a esquerda e para a direita. Após finalizar o puzzle, entre na sala liberada à esquerda e pegue a chave que está dentro do pequeno baú. Uma contagem regressiva aparecerá no cenário. Você deverá fugir dessa área antes que a bomba exploda e mate-o. Faça o caminho de volta pelos corredores e tome cuidado com a fumaça tóxica no estreito corredor. Guie-se pelas setas, passe pela área em que está a válvula e principal e continue fugindo até ver uma animação.
Siga pelo caminho à frente e encontre um portão com vários televisores. Entre por ele, pegue os itens nas estantes e avance para chegar a uma área onde há um corredor em chamas. Entre pela porta à esquerda, gire a válvula e prossiga pelo caminho liberado. Mate o homem que vier para cima de você e avance passando por outro portão. Você avistará outro homem. Após a transmissão da TV, siga pela passagem liberada e pegue a câmera em cima da mesa. Avance pelo corredor escuro e encontre uma sala com três varais de ferro que sustentam porcos.
Empurre cada um deles para o lado para desbloquear o caminho e suba pelas escadas para chegar à próxima área. Tome cuidado com as armadilhas de linha ao atravessá-la e avance pelo corredor à esquerda para encontrar dois homens. Liquide-os e espere o cara com a armadilha sair de sua cela. Elimine-o para pegar a Furnace Room Key, volte ao corredor e entre pela porta à esquerda. Você encontrará Jennings e deverá ouvir as instruções de Billy para salvá-lo. Sua tarefa é resolver quatro puzzles de engrenagens em um tempo-limite. Eis a ordem de encaixe em cada painel:
Painel 1: engrenagem pequena, pequena, média, pequena, grande, pequena, pequena e pequena;
Painel 2: engrenagem pequena, pequena, grande, grande, pequena, média, pequena e grande;
Painel 3 (seguir pela vertical): engrenagem grande, grande, pequena e pequena;
Painel 4 (inicie acima da pequena engrenagem parada): engrenagem pequena, média, pequena, média, pequena, grande, pequena, média, pequena, grande, pequena, média, pequena, média, pequena, pequena, média e pequena. Após finalizar os quebra-cabeças, a fase estará completa.
Siga pelo caminho à frente e receba um desafio de Billy. Você deverá escolher entre uma das duas portas. O detonado mostrará as estratégias de ambos os caminhos:
Porta à esquerda: suba pela escada de mão e atravesse pela tábua. Desça, entre pela abertura à esquerda e tome cuidado com as lâminas. Na sala com vários armários, pegue um Coupler e volte pela abertura. Acesse o painel ao lado da porta e veja um puzzle de circuitos. Após resolvê-lo, siga pela porta que foi aberta e avance pelo corredor. Entre pela porta à esquerda para escapar da área de detonação da bomba.
Porta à direita: a área estará totalmente escura e você deverá usar seu isqueiro para guiar-se. Passe pelo primeiro umbral e vire a esquerda. Avance um pouco e vire à direita para encontrar alguns degraus. Desça por eles e encontre a porta de saída à esquerda.
Nessa área há uma porta que necessita de uma chave. Suba pela escada, passe pela porta à frente e entre na sala à direita. Avance para a sala seguinte, pegue o item na mesa e entre no banheiro. Abra a porta do box e enfie a mão no vaso sanitário para pegar uma chave. Volte até a porta que necessita da chave e siga por ela. Desça pelos degraus à frente, passe por outra porta e reveja Billy. Você deverá realizar mais um desafio para salvar a sua vida e a de outra pessoa. Vá até o cadeado da cela à direita e use o código "435" para destrancar o portão. Antes de mexer no painel que está na cela, aproxime-se das três prateleiras próximas a você e vasculhe a do meio para encontrar um Coupler. Acione o painel e faça o puzzle de ligação de circuitos para finalizar o desafio.
Faça o caminho de volta pelo corredor e suba novamente pela escada. Após ouvir o diálogo, siga pela porta e vá até o banheiro. Após ouvir Billy por outra vez, elimine o homem que to ataca e vá até a sala onde há uma TV com a imagem de Billy. Aperte o botão vermelho ao lado esquerdo da TV e siga pelos portões que foram liberados. Avance pelo corredor, entre pela porta à esquerda e chegue a uma sala com uma máquina de tortura. Siga pela porta à direita e tome cuidado com os cacos de vidro no chão. Na próxima área, você verá a energia do portão ser desativada. Entre na pequena sala de luz avermelhada à esquerda e veja um painel de força. Para ativá-lo, volte ao corredor e siga pelo caminho à direita. Após o suicídio do homem, pegue a sua arma e entre pela porta à esquerda. Jigsaw lançará veneno no ar, portanto seja rápido e atravesse a sala para atirar na parede em ruínas e destruí-la. Passe por ela sem antes esquecer de pegar o Coupler na escrivaninha, empurre o obstáculo em frente à porta e volte ao corredor. Volte até o painel de força e resolva o puzzle de ligação de circuitos para liberar o portão. Siga por ele, atravesse pela tábua e desça pelas escadas. Saia do prédio e seja atacado por um homem que está usando coquetéis Molotov. Um tiro na cabeça dele será o suficiente para acabar com a brincadeira.
Tome cuidado com as armadilhas de linha dessa área e suba pela escada de mão mais à frente. Vasculhe o corpo para encontrar um item de cura e siga pela abertura na parede à esquerda. Avance pelo corredor e fique atento a uma armadilha de linha mais à frente. Atravesse pela tábua, siga até o final do corredor e entre pela porta à direita para pegar alguns itens (você deve resolver um puzzle de 'círculo central' antes).
Siga pela porta dupla à esquerda e chegue ao outro corredor. Entre pela segunda porta à esquerda, desarme a armadilha na abertura da parede e volte ao corredor. Prossiga por ele e seja atacado por um homem. Mate-o, pegue o item de cura em seu corpo e entre na sala à frente. Suba pela rampa e veja uma ação ocorrer do lado de fora. Desça pela escada de mão e elimine o cara que vier para cima de você.
Partindo da área pela qual você chegou, siga para a esquerda e encontre o túmulo do detetive Steven Sing. Próximo a ele há uma caixa com uma chave. Pegue-a e entre pela porta dupla atrás de você (tome cuidado com as armadilhas de linhas). Siga pelo corredor à frente e entre pela porta no final do caminho. Atravesse a sala, passe pela porta do outro lado e avance para encontrar uma porta dupla. Entre por ela e veja uma área cheia de bombas. Siga pelo corredor à direita e empurre o obstáculo para poder passar. Pegue um fusível na escrivaninha e entre pela porta à esquerda (fique atento à armadilha). Coloque o fusível no painel e aperte o botão vermelho ao lado. Elimine o homem que o ataca e entre na sala de luz vermelha. Olhe pelo "Peephole" (buraco na parede) e veja o número '838'. Volte ao corredor e siga pelo caminho à esquerda. Você encontrará uma porta dupla que necessita de um código para ser liberada. Use a combinação '838' e entre por essa porta. Feche-a e espere o tempo-limite acabar para que a bomba exploda.
Saia da sala e vá para a esquerda. Siga pelo buraco na parede e abra uma passagem para chegar a um banheiro. Entre no segundo box da esquerda para a direita e enfie a mão no vaso sanitário para pegar uma chave. Abra a porta do banheiro e use a chave na porta onde está escrito 'Stairs'. Desça pela escada e chegue a uma sala com velas. Escute a gravação em cima da caixa e entre na próxima sala à esquerda. Escute outro áudio que está em cima da mesa e siga pela porta que foi aberta. Após a animação, passe pela porta à direita e desça as escadas para chegar a uma sala com um espelho. Ouça a gravação que está próxima às velas e siga pelo corredor à frente. Entre pela porta dupla à esquerda e pegue um fusível na escrivaninha. Volte ao corredor e entre pela porta à direita.
Você chegará a uma área repleta de celas. Entre pelo segundo portão à esquerda e pegue um Coupler no gabinete que está no meio. Saia da cela e encontre um painel de força mais à frente. Ligue os circuitos para finalizar o puzzle e suba pela rampa para encontrar um prisioneiro. Liberte-o apertando o portão vermelho e elimine-o. Entre na cela e golpeie a estátua feminina para pegar uma chave.
Volte pela rampa e aproxime-se dos televisores para ver um vídeo. Siga pela porta que foi liberada e veja um homem com uma bomba. Siga pelo caminho à direita, suba pelos degraus e entre pela porta à direita (tome cuidado com a armadilha por trás dela). Feche a porta, passe pelas duas salas seguintes e acesse o painel para abrir a porta. Entre na cela mais à frente e seja surpreendido pelo homem-bomba. Faça ele perseguí-lo até a porta que você precisou usar o painel para abrir e tranque-o do lado de fora. Rapidamente, acesse novamente o painel para eletrocutá-lo e, após a morte dele, desative a energia e examine seu corpo para pegar um Coupler. Entre novamente na cela à frente, avance pelo caminho à direita e passe por uma porta à esquerda. Acesse o painel para resolver o quebra-cabeças de ligação de circuitos e siga pela porta que foi aberta. Suba pela escada de mão, entre pela porta à esquerda e veja um vídeo. Entre na próxima área que foi liberada e encontre Melissa Sing. Você deverá realizar um desafio para salvá-lo. Nessa sala há três tabuleiros com peças movidas por um campo magnético. Toda vez que esse campo magnético passa por um 'X', a máquina de tortura se antecipa e a vida de Melissa fica mais perto do fim (vale lembrar que é inevitável em alguns momentos passar pelos "X"). Sua tarefa é fazer com que a peça magnética passe pelo símbolo em espiral. Note que os blocos cinzas definem a direção das peças, pois eles as detém. As coordenadas exatas não podem ser dadas pois elas mudam de jogo para jogo. Após completar o desafio, a missão está terminada.
Melissa Sang passará a segui-lo. Suba pelas escadas para chegar ao segundo andar e avance para a direita. Você chegará ao 'Pine Ward". Após a "fuga" de Melissa, passe por duas salas e, na terceira, empurre um obstáculo e saia pela porta. Você verá algumas TVs. Chegue a um banheiro e entre no primeiro box da esquerda para a direita para encontrar um vaso sanitário repleto de seringas. Enfie a mão no vaso para pegar uma engrenagem e saia do banheiro. Volte até a área dos monitores e siga pela porta à direita deles. Antes de subir pela rampa de pedra, pegue os itens na sala à direita. Feito isso, chegue ao outro lado e veja dois caminhos a serem seguidos.
Primeiramente, avance para a esquerda (ignore o outro caminho por enquanto) e chegue até o final do corredor. Entre na sala 107 (tome cuidado com a armadilha de linha) e quebre uma parede em ruínas para chegar ao próximo local. Elimine o homem que vier para cima de você e suba pelas escadas. Desarme a armadilha e siga pelo corredor a frente para ouvir a voz de Jigsaw. Ele irá preparar um desafio em tempo-limite para você. Entre no banheiro e feche a porta para enxergar o número "207" no espelho. Saia do banheiro, siga pelo caminho que foi liberado e entre pela segunda porta à direita (há uma armadilha atrás da porta). Mexa no baú de Jigsaw e veja um puzzle de engrenagens (ele muda a ordem das peças de jogo para jogo). Após resolvê-lo, pegue o item que foi liberado e uma engrenagem na mesinha atrás de você. Saia da sala e entre pela porta com um desenho de uma peça de quebra-cabeças. Pegue itens na sala à direita e desça pelo buraco no chão. Na sala do meio você verá um vídeo. Abra um buraco na parede para chegar à próxima área e desça por outro buraco. Contorne a parede e enfrente o homem sem camisa. A melhor forma de derrotá-lo é apelando para os socos. Após derrotá-lo, colete itens na sala à direita (incluindo um revólver) e saia dela para seguir pela escada do outro lado. Você encontrará um andaime. Entre pela porta à direita e pegue alguns itens nas duas salas. Volte e use o andaime para chegar ao andar superior. Alguns inimigos virão atacá-lo. Elimine-os, suba pela rampa e desça por mais um buraco. Você chegará a uma área com mais televisores.
Após ouvir a gravação, siga pela porta a direita e passe por um corredor. Você verá outro televisor. Prossiga, desça por uma escada e veja dois caras brigando. Dê o " prêmio" a quem ganhar. Antes de seguir para a sala dos brigões, vá para a esquerda e desarme uma armadilha. Pegue itens de cura e entre na sala dos caras. Desça, suba por uma escada de metal e siga por outra escada. Atravesse por uma tábua, passe por uma sala com um símbolo de uma peça de quebra-cabeças e encontre uma porta com um cadeado de combinação. Siga para a direita, passe por outras duas tábuas e prossiga até ficar preso em uma espécie de frigorífico.
Após o inicio da contagem, sua tarefa será abrir caminho até chegar à porta do outro lado da sala. Para isso, você deverá empurrar os ferros onde os porcos estão pendurados. Empurre o primeiro ferro à esquerda, o segundo ferro da esquerda para a direita, o ferro à esquerda do relógio do outro lado da sala e o ferro em frente à porta que você precisa passar. Na próxima área, empurre o obstáculo que está no caminho e desça pelas escadas. Empurre outro obstáculo e entre em uma sala com vários manequins. Vá até o outro lado dessa sala e chegue até a última linha de luzes. Ligue a luz central e veja dois bonecos com braços estendidos serem iluminados. Eles mostrarão o número '206'. Saia pela porta que se abriu e chegue a um local eletrificado.
Há dois caminhos com tábuas que você pode seguir. A tábua à direita leva a uma área com itens. Atravesse pela tábua à esquerda, passe por uma pequena sala e siga para a direita. Suba pelas escadas, vá para a esquerda e atravesse por mais duas tábuas. Use a combinação '206' para entrar pela porta à frente e elimine o homem que aparecer (não fique por perto quando ele cair). Entre na sala ao lado do berçário e pegue o "Bag of Puzzle Pieces 2" em cima da mesinha. Saia do berçário e siga pela porta à direita. Desça pelo andaime, suba pela escada de mão e siga para a direita. Suba pelos degraus, vá para a esquerda e entre pela porta com um símbolo de quebra-cabeças.
Após a aparição de Billy na TV, siga pela porta liberada à direita e desarme uma armadilha de linha. Pegue uma válvula na mesa e veja a área ser infestada por um gás venenoso. Volte até a sala anterior e atravesse a área para encontrar um puzzle de ligação de canos. Após finalizá-lo, siga pela porta que se abriu e vá para a direita. Avance pelo corredor, passe por um corpo e vire à esquerda. Você chegará a uma sala onde há um quebra-cabeças a ser resolvido. Você deverá montar a imagem de Billy.
Não será complicado, pois basta você selecionar o fragmento da imagem que deseja mudar de lugar e substituir por outro fragmento. Após resolver o puzzle, siga pela porta que foi liberada e avance para encontrar Oswald. Você deverá salvá-lo. Para isso, resolva dois puzzles de ligação de circuitos.
Suba pelas escadas, avance e desça por um buraco. Tome cuidado com os cacos de vidro no chão e ouça uma gravação que está em cima da mesa. Passe por uma porta e siga para a direita. Avance por um corredor e chegue a uma área onde o chão está eletrificado. Siga para a direita e encontre um banheiro. Entre no box do meio e resgate a chave que está dentro do vaso sanitário repleto de seringas. Volte e entre pela porta branca. Desça pela escada de mão e, na bifurcação, vá para a esquerda. Pegue alguns itens e gire a válvula para interromper a fumaça tóxica. Volte à área onde estava o gás e suba por outra escada de mão.
Entre em uma sala onde há algumas fotos e atravesse por uma tábua. Você encontrará uma porta com um cadeado. Entre na sala à direita dessa porta trancada e tome cuidado com a armadilha. Veja os slides e descubra a combinação '628'. Use-a para destrancar a porta com cadeado e tome cuidado com o homem que vier para cima de você. Siga em direção ao Crematorium (à esquerda) e desça por um buraco. Vá para a direita e veja alguns televisores. Após ouvir o diálogo, passe por uma sala com vários itens à esquerda e continue indo em direção ao Crematorium. Passe por uma grade, contorne e elimine outro inimigo. Você encontrará um painel de energia. Acione-o e resolva o puzzle de ligação de circuitos. Aperte o botão vermelho e siga pela porta que se abriu.
Na área iluminada, vá para a esquerda e passe pelo corredor onde há um ventilador de teto. Siga para a esquerda e veja dois caminhos. Primeiramente, avance pelo caminho da porta e tome cuidado com a armadilha por trás dela. Resolva o puzzle de engrenagem do baú de Jigsaw e pegue o item que for liberado. Volte e siga pelo caminho da escada. Passe por um corredor onde há uma mensagem com os dizeres "X Marks the Spot" ('X' Marca a Localização) e vá para a esquerda.
Você verá um botão em cima da mesa. Se apertá-lo, você eliminará o homem que está na sala à frente. Faça a sua escolha e siga pela porta branca à direita. Ao chegar em um corredor onde há um buraco à direita e um caminho à esquerda, avance para a esquerda e derrote um cara. Contorne, atravesse por uma tábua (cuidado para não virar carne moída) e abra uma passagem na parede. Desça por um buraco e examine a caixa branca para pegar uma mão. Siga para a direita, passe por uma porta (tome cuidado com a armadilha por trás dela) e empurre o obstáculo que está bloqueando o caminho. Acabe com o homem que vier para cima de você e note que você está de volta ao corredor onde há um ventilador de teto. Siga para a esquerda e dobre a esquerda novamente. Passe pela porta com a inscrição "Exit" e, antes de prosseguir, vire a direita e abra um buraco na parede para resolver um puzzle e pegar uma arma. Volte e siga até o final do corredor para avistar o Pig Head. Após o diálogo, siga pelo portão que foi aberto e desça por uma escada.
Hora de realizar outro desafio em tempo-limite de Jigsaw. Vire a direita e suba pelos degraus para alcançar a próxima área. Vá para a esquerda e pegue um Coupler em um dos armários. Atravesse a sala tomando cuidado com as armadilhas de linha e encontre um painel de força. Resolva o puzzle de ligação de circuitos e siga para a esquerda para chegar ao centro da área principal. Vá para a esquerda e veja um gás tóxico. Siga para a direita, gire a válvula para deter esse gás e pegue um Coupler no armário atrás de você. Avance para a direita para encontrar outro painel de força e finalize outro quebra-cabeças. Rapidamente, siga pela porta que foi liberada e, após o vídeo, passe por mais uma porta e receba outro desafio em tempo-limite de Jigsaw. Siga pelo caminho à esquerda e pegue um Coupler em um dos armários. Aperte o botão próximo ao armário da direita e mate o inimigo que vier para cima de você. Entre na cela e encontre o primeiro painel de força da área. Resolva o puzzle de ligação de circuitos e pegue um Coupler em um dos armários atrás de você.
Volte à área principal, siga pelo caminho à direita e chegue a um local infestado pelo gás venenoso. Atravesse-o e encontre outro painel de força. Resolva rapidamente o pequeno puzzle e passe pela porta ao lado para finalizar o terceiro puzzle (pegue o Coupler em uma mesa de madeira). Após cumprir a tarefa, volte à área central e siga pelo caminho que foi liberado.
Suba por uma escada e vá para a esquerda para ouvir uma gravação. Chegue a uma sala com uma fornalha e aproxime-se dela para queimar a mão que você pegou. Colete a chave e veja uma animação. Você deverá salvar Obi. Para isso, deverá resolver três quebra-cabeças de ligação de fragmentos de canos. Haverá um tempo limite para a resolução. A dica é prestar atenção nos canos que saem dos dois orifícios de saída, pois eles guiam todo o quebra-cabeças. Após finalizá-los, a missão estará completa.
Ouça a gravação que está na mesinha, passe pela porta e suba pela escada. Examine as macas e suba mais um andar. Vá para a direita e pegue uma chave no barril de ácido. Siga pela porta ao lado e avance até descer por um buraco. Na sala escura você verá quatro passagens: Uma escada à esquerda, uma porta dupla com um cadeado e duas portas à direita. Uma das portas à direita está selada (a que possui a placa ‘Exit’) e a outra leva a uma sala com itens.
Suba pela escada à esquerda e ouça uma gravação na próxima área. Você verá duas ribaltas nesse local, mas nenhuma delas possui lâmpadas. Você deverá encontrar os bulbos. Volte até o local anterior e siga pela porta com a placa ‘Exit’. Mate o homem que vier para cima de você e passe pelo corredor com um ventilador de teto. Passe também por uma placa de informações e chegue a um grande salão. Siga para a esquerda e encontre uma cadeira elétrica. Haverá dois caminhos a serem seguidos (o da esquerda e o da direita).
Siga pelo caminho da esquerda, dobre a direita e entre em uma sala com itens. Siga para a esquerda, entre pela primeira porta à direita e pegue um Coupler. Passe pela outra porta da sala, passe por um espelho e pegue mais itens. Saia pela porta, siga novamente pelo corredor e entre pela porta à direita da grade. Resolva o puzzle de ligação de circuitos, aperte o botão vermelho e passe pela grade. Avance até chegar a uma área com um fosso e tome cuidado com uma armadilha de linha. À esquerda há uma sala com a placa “Storage”. Pegue alguns itens (incluindo um Coupler) e siga para o outro lado atento a outras armadilhas.
Você verá uma mensagem na parede. Siga pelo corredor onde está essa mensagem e suba por uma escada. Você verá alguns televisores e uma porta com cadeado. Ignore-a por enquanto e siga para a esquerda. Atravesse por uma tábua e desça pelas escadas. Entre pela porta com a placa “Utility” e olhe pelo buraco na parede. Você verá o número “204”.
Faça o caminho de volta até a porta trancada que você havia ignorado e use o número “204” para abri-la. Na nova área, dobre a esquerda e passe por mais uma porta dupla.Entre na sala, atravesse a passagem com a armadilha de lâminas e encontre uma escada. Desça até o andar inferior, entre na sala 204 e veja o gás venenoso invadir a área. Resolva o puzzle de ligação de canos e pegue o primeiro bulbo que está em cima da mesa. Pegue também uma válvula na mesa e entre na sala 203. Derrube o inimigo que o ataca e avance pelo corredor até chegar à porta dupla que leva à área com um fosso. Atravesse a sala e encontre uma placa que aponta para a Cafeteria. Siga o caminho até voltar a área com duas setas no chão e siga pelo caminho da direita.
Elimine um inimigo e, antes de seguir pelo corredor principal, vá para a direita e entre na pequena sala para pegar alguns itens (incluindo um revólver). De volta ao corredor principal, chegue a uma sala com alguns televisores e tome cuidado com a armadilha de linha. Pegue um Coupler em um dos gabinetes, volte ao corredor e entre na cabine para resolver um puzzle de ligação de circuitos. Aperte o botão vermelho e note que há três botões na cabine: ‘038’. Siga pelo caminho que foi liberado e avance na direção da Cafeteria. Chegue a uma outra sala cheia de televisores e insira a senha ‘038’ na porta.
Você encontrará a Cafeteria. Suba por uma escadinha e, no grande salão, gire uma válvula. Tome cuidado com as armadilhas de linha da área e avance pela passagem que foi liberada. Há duas portas na próxima área. A da esquerda leva a um banheiro com itens. Prossiga pelo caminho à direita e encontre à esquerda a porta que leva ao Freezer. Ela necessita de uma chave.
Vá para a direita e chegue à cozinha (fique atento à armadilha de linha na entrada). Desça por uma escada e mate o inimigo que vier para cima de você. No andar de baixo, acione o painel e veja os porcos passarem. Você deverá atirar tijolos nos porcos para derrubá-los. A hora certa para atirar é logo depois de ele passarem um pouquinho do ‘X’ na parede.
Após derrubar seis porcos, pegue uma chave e volte até a porta do Freezer. Passe por ela, desça pela escada e receba um desafio de Jigsaw.Você deverá empurrar os ferros que sustentam os porcos até chegar à saída do local. Seja rápido, ou você irá morrer congelado. Empurre os seguintes ferros sob a orientação da porta de entrada: Na fileira vertical, o segundo da esquerda para a direita; Olhe para a esquerda e puxe o que está na fileira horizontal; À esquerda, puxe o que está no canto por duas vezes; Puxe o segundo da esquerda que está na vertical; Puxe o que está à frente dele duas vezes; Olhe para a esquerda e puxe os dois que estão na segunda fileira (a partir da sua visão) vertical; Puxe o ferro que está na frente da saída.
Suba por uma escada e pegue o segundo bulbo. Passe pela porta que se abriu e depois por uma porta dupla com a placa ‘Exit”. Você estará de volta à Cafeteria. Faça o caminho de volta até a sala com as ribaltas e elimine o inimigo que vier atacá-lo. Antes de subir pelas escadas, você verá três televisores com as cores verde, azul e vermelho. Ao chegar até as ribaltas, encaixe os bulbos e ligue as luzes de acordo com a ordem de cores verde, azul e vermelho. Você verá o número ‘831’. Siga até a porta dupla e insira a senha para chegar ao teatro. Suba até o palco e passe pelas cortinas para encontrar Jeff.
Hora de resolver outro desafio de Jigsaw. Você verá vários televisores sem transmissão. Ao acioná-los eles emitem uma imagem. Seguindo a linha de raciocínio de um jogo da memória, você deve relacionar alguns símbolos com os outros. Se errar, Jeff é atingido. Não precisa ser rápido, pois não haverá tempo-limite. A ordem de combinação das imagens é a seguinte: Martelo – pregos; Pé – serrote; Pílulas – pote; Máquina fotográfica – filme; Gravador – fita de áudio; Tabuleiro – peça de quebra-cabeças; Espingarda – balas; Coração – gráfico de cardiograma. Após completar o desafio, a missão estará completa.
Escute a gravação em cima da mesa e siga para a esquerda. Você verá um andaime. Suba por ele, atravesse por uma tábua e veja uma bifurcação. Vá para a esquerda, veja uma animação e destrua a parede para chegar ao próximo local. Ande sobre as tábuas de madeira e desça por um buraco. Ouça outro áudio e avance até ver outra animação. Avance para a esquerda e abra um buraco na parede para alcançar a próxima área. Atravesse pela estreita passagem e encontre duas portas. As duas levam a um encontro com o Pig Head. Há duas formas de matá-lo. A primeira é a mais simples e perigosa: a luta corpo a corpo. Dê vários socos seguidos e fique contornando-o. A segunda maneira é atraí-lo até a área cercada por grades que pode ser eletrificada (como foi mostrado na animação). Faça-o correr atrás de você e tranque-o na grade. Rapidamente, acione o painel e espere ele ser eletrocutado. Feito isso, pegue a chave da livraria e entre pela porta dupla.
A área será invadida pelo gás venenoso. Resolva o puzzle de ligação de canos e chegue a uma área com as palavras “Truth” e “Freedom” escritas em duas portas trancadas. Escute uma gravação no meio da sala e siga pela porta que se abriu. Na livraria, suba pela escada e veja uma animação. Avance por outra porta que foi aberta e passe pela palavra ‘Hurry’. Siga para a esquerda e veja um marcador de 10 minutos aparecer. Siga para a direita e desça pela escada de mão. Avance, ignore os caras que estão brigando e suba por outra escada de mão. Passe pela tábua, siga por mais uma escada e desça pelos degraus. Passe pela porta, suba pela escada à direita e atravesse pelas tábuas a direita. Gire a válvula, volte por duas tábuas e siga pelas tábuas à esquerda. Avance pelo caminho à frente e chegue a uma sala com vários televisores. Pegue o item na mesinha e siga pela porta que foi aberta. A área seguinte será invadida pelo gás tóxico. Rapidamente, suba pelos degraus à direita e siga pela porta. Pegue os itens nos armários e resolva o quebra-cabeças de ligação de canos. Feito isso, volte até a área central e siga para a esquerda (área esverdeada) para pegar um Coupler em um dos armários. Atravesse a sala e avance para a direita para encontrar um painel de energia. Resolva o puzzle de ligação de circuitos e entre pela porta que foi aberta.
Desça pelo buraco, siga até o final do corredor e passe pela porta. Prossiga até chegar ao outro lado da área e vá para a esquerda para voltar à parte principal da livraria. Volte até a área anterior onde há as duas portas trancadas e ouça Jigsaw. Você deverá escolher entre uma das portas para definir o final do jogo.
Final “Freedom”: Você verá o vídeo de encerramento do jogo.
Final “Truth”: Siga pelo caminho à direita e chegue a um andaime. Suba pela escada de mão, contorne o corredor e passe por uma área com arame farpado. No segundo andar da livraria, passe por uma tábua e avance em direção a área com fogo.
No caminho você poderá pegar um revólver. Desça pelo buraco, mate o cara que vier para cima de você e siga pela porta dupla no final do corredor (há um puzzle de ‘círculo central’ nela). Suba pela escada, passe pelo buraco na parede e entre pela porta à esquerda. Curta o final alternativo do jogo.